Os trava-línguas são frases, pequenos relatos ou formas versificadas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase díficil para um outro indíviduo falar. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. São também formas lúdicas que o educador, o fonoaudiólogo e o logopedista usam para melhorar a dicção de seus alunos e, ou, pacientes.

Todo trava-línguas é um exercício e ajuda o desenvolvimento da linguagem através dos fonemas, ritmo, pausa, gestos, entonação de voz. Ao trabalhar fonemas ajudam na consciência fonológica. As diferenças entre r e rr podem ser discutidas a partir de trava-línguas, por exemplo.

 Os trava-línguas são propostos por fórmulas tradicionais, como : ''fale bem depressa ''; ''repita três vezes '' ; ''diga correndo '', e similares. O importante no trava-língua é que ele, por fim, deve ser repetido de cor , várias vezes seguidas e tão depressa quanto possível .

 

Filtrar Título     Exibir # 
# Título do Artigo Autor Acessos
1 Trava-línguas 1 Fonte: Internet 5416
2 Trava-línguas 2 Fonte: Internet 3923
3 Trava-línguas 3 Fonte:recebido por email 3298
4 Trava-línguas 4 Fonte: Internet 4806